No dia 26 de novembro do corrente ano de 2017, estamos celebrando em toda Igreja do Brasil, a abertura do Ano do Laicato. É o dia dos Cristãos leigos e leigas que constroem o Reino de Deus neste mundo. Após as comemorações dos 300 anos da aparição de Nossa Senhora aparecida, durante o ano Mariano, voltamos nosso olhar para todo o povo de Deus no Brasil, que caminha nas estradas de nossa Pátria, rumo ao Céu. O Ano do Laicato quer estimular o protagonismo dos Cristãos leigos e leigas na Igreja e no mundo.
O tema deste ano é: “Cristãos Leigos e Leigas sujeitos na “Igreja em saída”, a serviço do Reino. “O lema é: “Sal da Terra e Luz do Mundo”. A Igreja, Povo de Deus, vai trabalhar a mística do apaixonamento e seguimento de Jesus Cristo. O Cristão precisa de fato, tornar-se um missionário na família, no trabalho e na comunidade em que vive.
Objetivo geral: como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos Cristãos leigos e leigas no brasil; aprofundar sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino no mundo.
Estimular a presença e atuação dos Cristãos leigos e leigas como verdadeiros sujeitos eclesiais como “sal, luz e fermento” na Igreja e na sociedade.
Pela graça do Batismo todo Cristão é chamado a ouvir a Palavra de Deus, praticar a justiça, a paz, a sensibilidade humana e o amor fraterno, onde estiver.
Frutos esperados do ano Nacional do Laicato
Frutos para o âmbito geral:
- Mobilizar as ações dos cristãos leigos e leigas de toda a Igreja para que permaneçam na Igreja e na sociedade, após a realização do Ano Nacional do Laicato.
Frutos para o âmbito da sociedade:
- Promover mecanismos de participação popular para o fortalecimento do controle social e da gestão participativa (conselhos de direitos, grupos de acompanhamento Legislativo Municipal, Estadual e Federal, iniciativas populares, audiências públicas, plebiscitos, entre outros)
Frutos para o âmbito eclesial:
- Criar programas de formação de Ministérios leigos de coordenação e animação de comunidades, pastorais e movimentos.
- Fortalecer a articulação das redes de comunidades.
- Criar e/ou fortalecer os Conselhos Regionais e Diocesanos de Leigos, como preconiza a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB
Principais Eventos programados:
- Congresso Latino Americano e Caribenho sobre o Laicato ,em Mariópolis – SP – (02 a 04/11/2018)
- Visitação da Imagem da Sagrada Família pelas Comunidades e Paróquias.
- Encontros de reflexão, no mês de novembro.
- Dia mundial dos pobres (18/11/2018)
- Encerramento do Ano do Laicato com a Assembleia Nacional dos Organismos do povo de Deus ( 23 a 24/11/2018)
- Romaria do Laicato em aparecida – SP (25/11/2018)
Que o Ano do Laicato possa despertar a todos nós Cristãos para a importância e Missão do leigo na Igreja e na sociedade.
Florianópolis, 13/11/2017
Diác. José A. Schweitzer