
SOS HAITI
“A Macedônia e a Acaia consideraram bom
que se fizesse uma coleta para os santos de Jerusalém
que estão na pobreza. (…)
Depois que eu tiver cumprido essa minha incumbência
e tiver entregue em mãos todos esses donativos aos santos,
partirei para a Espanha, passando por vós.”
(Apóstolo Paulo aos Romanos 15,26 e 28).
Diante da tragédia que se abate sobre o Haiti, convidamos as paróquias, as comunidades religiosas, as pastorais, os movimentos, as associações e todas as forças vivas da Arquidiocese de Florianópolis a se unirem à campanha SOS HAITI –campanha feita de orações e doações. Será uma forma de ajudarmos esse povo caribenho que tanto sofre e de respondermos ao apelo do Papa Bento XVI em favor do Haiti. Todos devem estar lembrados que, em 2008, havíamos decidido fazer uma coleta para esse mesmo povo, pois, naquele ano, seu pais foi atingido por quatro grandes tempestades tropicais. Essa coleta seria feita por ocasião do encerramento do centenário da “Diocese” de Florianópolis. Com o cancelamento da celebração por causa das inundações e desmoronamentos em nosso Estado, nosso povo é que recebeu ajuda de várias partes do Brasil e do mundo.
É hora de demonstrarmos nossa gratidão e solidariedade. Foi por causa de um gesto de solidariedade para com as crianças desse povo que nossa conterrânea, Dra. Zilda Arns, perdeu a vida.
O dinheiro que arrecadarmos com nossa campanha será enviado, via Cáritas Brasileira e Cáritas Internacional, à Igreja do Haiti. Não há condições de se fazer campanhas de alimentos, roupas etc., devido ao alto custo de transporte.
Nossa campanha SOS Haiti não pode se prolongar, porque as necessidades daquele povo são imediatas e urgentes. Sugerimos, pois, aos que quiserem participar dessa expressão de solidariedade, que o façam, no mais tardar, até o dia 31 de janeiro de 2010. Depois, se possível até o dia 5 de fevereiro de 2010, entreguem sua oferta ou o fruto das coletas na Cúria Metropolitana, para que sejam encaminhadas à Cáritas Brasileira.
“Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação” (2Cor 1,3), saberá recompensá-los devidamente.
Florianópolis, 15 de janeiro de 2010.
Dom Murilo S.R. Krieger, scj
Arcebispo de Florianópolis