Breve histórico:
- 1936 – Chega ao Brasil frei Ulrico Goevert, que em 1951 funda a missão Carmelitana da Província da Alemanha Superior, na Paróquia São Sebastião em Paranavaí-PR;
- Da província alemã são enviados outros frades para o trabalho missionário no Paraná
- 1952 – É criada a Escola Paroquial Nossa Senhora do Carmo em Paranavaí.
- 1953 – Início da construção do Convento do Carmo e Seminário Imaculada Conceição, bem como do trabalho junto à Paróquia Nossa Senhora das Graças em Graciosa (distrito de Paranavaí-PR);
- 1955 – É criado o Comissariado Provincial do Paraná, ligado a Província da Alemanha Superior.
- 1968 – Convento do Carmo de Curitiba, por muitos anos noviciado e casa para os estudantes de filosofia;
- Junto ao convento tem-se a Paróquia Nossa Senhora da Conceição;
- 1991 – Fundação do Mosteiro Mater Carmeli das Monjas Carmelitas de Paranavaí;
- 1994 – Os carmelitas do Paraná assumem a Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Rolim de Moura-RO;
- 1994 – Início do trabalho junto às comunidades do Bairro Novo, que em 2000, deram origem à Paróquia Profeta Elias, onde temos a casa Nossa Senhora do Carmo, como casa de Juniorato, e a casa Beato Tito Brandsma.
- 1994 – Início do trabalho social dos carmelitas junto aos dependentes químicos, que deu origem à casa terapêutica Mosteiro Monte Carmelo e a Associação Casas do Servo Sofredor.
- 2009 – Início dos trabalhos junto à Paróquia São Domingos de Gusmão e Nossa Senhora do Carmo, em Navegantes-SC;
- 2011 – Início dos trabalhos junto à Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, até 2017, a casa recebia os estudantes de teologia, no ano seguinte, passou a acolher o Postulantado de nosso Comissariado.
O que é um Comissariado Geral?
Um comissariado provincial é parte de uma Província – entidade constituída por frades, que incorporados a ela e reunidos em seus conventos, são governados pelo padre provincial e seu conselho.
Quando surge a esperança de um comissariado provincial tornar-se uma futura Província, é erigido, então, pelo padre geral da Ordem, um Comissariado Geral que deixa de manter vínculos jurídicos à antiga província a qual pertencia e passa a manter uma autonomia de governo, estando, todavia, unida à Cúria Geral, em Roma.
No dia 20 de outubro de 2012, passamos à condição de Comissariado Geral dos Carmelitas do Paraná.