Frei Edmilson esteve na última quarta-feira(6) assessorando um encontro de formação com as lideranças do Movimento de Irmãos. O encontro foi marcado pelo clima orante e participativo.
Foi refletida, a partir da Palavra de Deus, a missão evangelizadora da Igreja, seus desafios e fatores que contribuiram para o não cumprimento do mandato de Jesus.
Falou-se da necessária conversão pastoral e dado pistas de como renovar a paróquia para torná-la mais missionária.
Cada pastoral ou movimento deverá se perguntar: onde é que entramos nessa renovação paroquial? Como podemos ser mais missionários? Como ser discípulos missionários apaixonados por Jesus Cristo? a ponto de atrair os que estão afastados?
Sobre a presença do Movimento de Irmãos n vida da Paróquia, o paroco afirmou: “Seria uma grande injustiça não reconhecer que o MI, através de seus membros, é uma presença marcante na vida de nossas oito comunidades. Assim agradeço a presença nas diferentes atividades e sobretudo nos CPCs que garantem e sustentam a vida das comunidades. Continuem esta presença. Sem isso o próprio movimento estaria fadado a desaparecer“.
É inegável que sempre temos onde melhorar! E o aspecto mais urgente em termos pastorais é a dimensão missionária e o necessário apoio aos adolescentes, jovens e familiares.
Como o MI pode responder, a partir de seu próprio carisma, este apelo?
1. Catequese com adultos – Introdutores no processo catecumenal
2. Catequese com pais e padrinhos – renovar, apresentar uma proposta alternativa, personalizada!
3. Enviar membros do MI para participar nos acampamentos de Paranavaí, Presidente Venceslau ou Navegantes … preparando-se para organizar os futuros acampamentos de nossa paróquia.
Confira abaixo alguma imagens do encontro