A segunda edição da Novena das Rosas de Santa Teresinha do Menino Jesus, é para você uma oportunidade singular no seu caminho espiritual, para que através do combate espiritual, possas subir “a montanha que é Cristo”, para N’Ele se transformar.
2° Dia: 15.08 – Santa Teresinha: um combate sem tréguas
Motivação: A palavra de ordem de Santa Teresinha é clara: combater sem tréguas, mesmo sem a esperança de ganhar a batalha. É preciso combater; dizia ela. Deus quer que não paremos na luta, acrescentou; que lutemos até a morte. é preciso lutar cada dia para guardar o tesouro que temos dentro de nós. Iniciemos a poderosa novena das rosas de Santa Teresinha do Menino Jesus, cantando!
Homilia
Caros irmãos estamos na Semana da Família! Acabamos de recordar a missão que Deus entregou aos pais na construção da família! Uma família, animada pela fé em Cristo e Nele solidificada.
Creio que um grande desafio para nós é o exercício da correção fraterna. Como corrigir? Impor limites necessários para a vida em comum! Este é de fato um grande combate a ser assumido. As dificuldades são tão grandes neste combate que dá vontade de desistir.
Neste sentido Santa Teresinha dizia: “Se estivermos às voltas com uma pessoa desagradável, não desanimemos e jamais a abandonemos. Tenhamos sempre a “espada do espírito” em nossa boca para repreendê-la de seus erros; não deixemos as coisas como estão a fim de conservar a paz; lutemos sempre, mesmo sem esperança de ganhar a batalha. Que importa o sucesso? Aquilo que o Bom Deus nos pede é não nos determos diante do cansaço da luta, é não desanimarmos, dizendo: Pior para ela […] Não há mesmo nada a fazer; só abandoná-la! Oh! Isto é covardia! É preciso cumprir o nosso dever até o fim. É preciso combater. Deus quer que não paremos na luta; que lutemos até a morte. É preciso lutar cada dia para guardar o tesouro que temos dentro de nós”.
Meus irmãos contaminados pela indiferença, já não sabemos mais que a correção fraterna é uma das atitudes cristãs mais decisivas para a salvação da pessoa, da família e da própria comunidade cristã. Desse modo encoraja-se o crescimento do mal, que cresce enquanto não corrigido. Mas como, praticar a correção fraterna?
Com muita humildade, simplicidade de coração e com ajuda da oração. Se buscarmos "ter em nós os mesmos sentimentos que havia em Jesus Cristo", então podemos praticar a correção fraterna com sinceridade, franqueza, sem dureza, sem nos colocarmos em posição de superioridade.
Muitas vezes, primeiro punimos para depois buscar a correção. E, se de repente fosse o contrário, primeiro corrige, alerta, avisa, mostra a falha. Para depois, se for o caso, punir.
Queridos irmãos e irmãs busquemos inspiração em Santa Teresina, para jamais desanimar. Lutar sempre, mesmo sem esperar ganhar a batalha. Ela disse que Deus quer que lutemos até a morte. Que é preciso lutar cada dia para guardar o tesouro que temos dentro de nós.