TEMA: “Sob o olhar de Maria caminhamos com Jesus”
1. MARIA: OLHAR QUE DESPERTA! (Lc 5,1-11)
Queridos irmãos e irmãs, que bom iniciar mais uma edição da Novena da Mãe do Carmelo que “abriu seus braços e acolheu Floripa!” Todos os que bebem da cristalina fonte do Carmelo, ou se revestem do Santo Escapulário, formam a grande Família Carmelitana, que sob o olhar de Maria, a Flor do Carmelo, caminha com Jesus.
A Mãe do Carmelo desperta em seus filhos, reunidos como família, na barca do Carmelo, a contemplar seu Filho, que desta barca, nos faz o chamado para sermos, como Carmelitas, pescadores de pessoas.
Gostaria de chamar atenção para o que despertou em mim quando proclamei a Palavra! Jesus não ensina na sinagoga ou no templo, mas proclama a Palavra estando na barca de Pedro! A barca representa a comunidade! Portanto, é dela, e não de outras tribunas, que devem e aproximar aqueles que desejam receber luz, conforto e esperança.
Irmãos para mim, esta barca é a Comunidade Carmelitana ou a grande família do Carmelo, que tem uma proposta, um jeito fascinante de seguir e responde ao chamado de Jesus, que dentro desta mesma barca, faz seu apelo: “lançai vossa rede!”
Quantos querem saltar da barca e cair no mar? Outros estão na barca apenas fisicamente… Nesta barca, como aconteceu com a de Pedro, não se encontram pessoas extraordinárias, isentas de pecado, santas e perfeitas! Só Deus é Santo! Na barca, estão pessoas boas, mas pecadoras, como Pedro reconheceu!
Mas, embora ocupada por pecadores, é na barca do Carmelo que ecoa a voz de Deus, que continua chamando e convocando a colocarmos o carisma do Carmelo a serviço da construção do Reino. Da barca do Carmelo, ao longo deste novenário, Jesus vai falar. A nós, cabe confiar, obedecer, deixar tudo e seguir caminhando com Ele!
Amém!
Frei Edmilson Borges de Carvalho O Carm