Um convite ao Combate Espiritual!
Certo dia em uma carta a um dos seus irmãos espirituais, Santa Teresinha confessou que, quando criança, sonhava em combater nos campos de batalha de modo continuo. “Lutar cada dia para guardar o tesouro que temos dentro de nós”, dizia ela.
Em uma carta ao seu amigo Padre Belliére em 25 de abril de 1897 ela dizia: “Desde minha infância sonhei combater nos campos de batalha… Quando comecei a estudar a História da França, a narração dos feitos de Joana D’Arc arrebatava-me. Sentia em meu coração o desejo e a vontade de a imitar; parecia-me que o Senhor também me destinava a grandes coisas. Não me enganava, mas, ao invés da voz do Céu convidando-me à luta, escutei no fundo de minha alma uma voz mais doce, mais forte ainda, aquela do Esposo das Virgens que me chamava a outras conquistas mais gloriosas, e, na solidão do Carmelo, compreendi que minha missão não era a de coroar um rei mortal, mas de fazer amar o Rei dos Céus, de submeter-lhe o reino dos corações”.
Este espírito “guerreiro”, da pequena e grande Santa das Rosas, certamente encontra eco no capítulo 14 da Regra dos Carmelitas, que desde o século XIII, buscam inspiração para sua caminhada de transformação humano-espiritual, entendida como um contínuo combate espiritual. O que diz este capítulo?
“Uma vez que a vida do homem na terra é um tempo de tentações e todos aqueles que querem levar uma vida em Cristo estão sujeitos à perseguição e, além disso, o vosso adversário, o diabo, anda a vossa volta como um leão que ruge, procurando a quem devorar, com toda a diligência procure revestir-vos com a armadura de Deus, para poder resistir às ciladas do inimigo. […]”.
A segunda edição da Novena das Rosas de Santa Teresinha do Menino Jesus, será para você uma oportunidade singular, de crescimento, no seu caminho espiritual, para que através do combate, possas subir “a montanha que é Cristo”, para N’Ele se transformar.
Ao preferir ser pequena, Teresinha cresceu tanto, que se tornou “a maior santa dos tempos modernos” no dizer do Papa São Pio X, a “estrela do pontificado” de Pio XI e finalmente declarada Doutora da Igreja, por João Paulo II.
Você que a partir de hoje participará da Novena das Rosas, que uma chuva de graças caia de mansinho em sua vida. Que Deus te guarde na palma de suas mãos e o abençoe com a intercessão de Santa Teresinha do Menino Jesus nos combates da vida.