“Mergulhando no Oceano da Misericórdia Divina IX” – Jo 14,23-29
Irmão(a)s na última noite desta novena, apresentamos a Jesus misericordioso, as pessoas enfraquecidas e mornas na fé afim de que sintam-se atraídas pelo fogo do amor misericordioso de Jesus e possam reproduzir em seus gestos e atitudes, a misericórdia de Jesus.
Irmãos no evangelho que acabamos de proclamar Jesus promete o Espírito Santo, o “Consolador que ensinará e recordará tudo o que lhes tinha dito”. Duas são as funções do Espírito:
Ensinar! Oras ensinar o que? Haverá alguma coisa que Jesus se esqueceu de dizer? Não! Jesus é a plenitude da revelação! Mas não foi possível para Jesus explicitar todas as aplicações concretas de sua mensagem. Jesus sabia que apareceriam questões complexas que deveriam ser iluminadas à luz de seu evangelho. – temas ligados à questão da reprodução assistida, da limitação do nº de filhos; eutanásia, a questão homoafetiva, o que fazer com as pessoas enfraquecidas e mornas na fé, etc.
Jesus garante que encontraremos uma resposta em harmonia com o seu ensinamento, se mantivermos o coração aberto aos impulsos do Espírito Santo que não ensinará nada, além daquilo que o próprio Evangelho ensina.
Recordar! Existem palavras de Jesus que, embora estejam gravadas no Evangelho, correm o risco de serem esquecidas. Por isso o Espírito Santo de Deus haverá de re cor dar! Tocar de novo o nosso coração; fazer nova as palavras do evangelho.
Jesus durante este novenário nos convidou a aprender de seu misericordioso coração. Ou seja, reproduzir em nosso dia a dia, seus gestos de misericórdia.
Peçamos a Jesus que por sua infinita misericórdia nos ensine a viver e a compreender a profundidade de seu evangelho, verdadeira boa nova, para os enfraquecidos e mornos na fé. Isso só será possível se mergulharmos sem reservas, no infinito oceano da misericórdia. Amém!
Frei Edmilson Borges de Carvalho O Carm