“Mergulhando no Oceano da Misericórdia Divina” – Mt 9, 35-36
Irmão(a)s com muito amor iniciamos o primeiro novenário! Serão quatro novenas em 2013: Jesus Misericordioso, NSra do Carmo, Santa Teresinha e da Padroeira!
Em seus gestos e atitudes, Jesus demonstrou ser a encarnação da misericórdia divina. Rezemos para que toda humanidade mergulhe no “oceano da misericórdia” e possa experimentar a profunda libertação que Jesus opera através de seu infinito amor.
Qual é a origem da palavra misericórdia ou compaixão? Vem do hebraico e sua raiz semântica deriva-se da palavra útero. Podemos concluir que a palavra misericórdia tem em seu interior uma forte carga emocional ou psíquica. É marcada por uma expectativa, uma ansiedade; aquela mãe que por 9 meses espera para ver o rosto do filhinho do seu ventre, fruto de suas entranhas. Que interessante irmão (a)s!
Como ouvimos Jesus ficou “movido de compaixão (ou misericórdia)”, ao ver a multidão cansada e abatida. O verbo grego splagnizomai está relacionado com a palavra hebraica usada para designar a compaixão (misericórdia) e, portanto quando os evangelhos falam da compaixão de Jesus, expressam algo muito profundo e misterioso.
Na verdade, a misericórdia, é uma emoção tão profunda, central e poderosa em Jesus, que só pode ser descrita como um movimento do útero de Deus. Nele está escondida toda a ternura de um Deus que é pai e mãe, irmão e irmã, filho e filha.
É neste amor visceral de Jesus que mergulharemos ao longo desta novena. Por isso este mergulho no infinito oceano da misericórdia haverá de ser profundamente libertador. Não percam nenhuma das noites de nosso novenário! Amém!
Frei Edmilson Borges de Carvalho O Carm