Maria: coração consolador dos Aflitos
Toda mãe tem um jeito especial para consolar seu filho. É comum vermos aquela cena do neném chorando no colo dos parentes e amigos. Só o colo da mãe é capaz de fazer a criança parar de chorar e até dormir com aquela sensação gostosa de segurança.
Maria consola também cada um de nós em nossas aflições. Quando estamos diante das cruzes da vida, devemos procurar o colo da Mãe. Ali conseguiremos o sono tranquilo de crianças que sabem que estão seguras.
Quantas vezes a aflição já atingiu o nosso coração? Quantas vezes o nosso ânimo se perturbou? Creio que muitas vezes. E o que fazemos neste momento? Desesperamo-nos? Choramos? Murmuramos? São Bernardo, um grande santo, nos aconselha: “Olha para a Estrela do Mar. Essa estrela brilhante por seus méritos, radiante por seus exemplos é a Santíssima Virgem Maria. Nos perigos, nas angústias, nas dúvidas, pensa em Maria, invoca Maria”.
Esta consoladora dos aflitos nós podemos contemplar aqui na Igreja Matriz da Boa Viagem. Quantas pessoas, ao longo de 100 anos, passaram por aqui pedindo à Mãe que olhe por suas necessidades. Por isso Ela é a Mãe dos aflitos. É a Mãe de todos aqueles e aquelas que a Ela correm com o coração humilde.
Normalmente nossas aflições têm alguma coisa a ver com a morte. Rezamos, na Ave-maria, que a Mãe Santíssima esteja nos consolando “agora e na hora de nossa morte”. As pequenas mortes de todos os dias costumam nos afligir. Você recebe uma notícia ruim e seu coração fica pálido de tristeza. Procure o colo da Mãe de toda consolação. Ela apontará para a cruz e dirá: Com meu Filho você vencerá este momento de aflição. Creia, ame, espere!
Quando Jesus se perdeu no meio da multidão, aos doze anos. Foram encontrá-Lo em Jerusalém, no templo, conversando com os doutores da lei. Ela disse: – Teu pai e eu te procurávamos aflitos. Nessa ocasião o Menino os consolou: – Não sabíeis que devia estar na casa de meu Pai?
Esta é a forma de buscar o consolo. Maria entendeu. Temos que procurar Jesus na casa do Pai. Se você está muito aflito com alguma situação, procure uma igreja; fique um momento em silêncio; consagre seu coração a Virgem Maria. Ela o pegará no colo e o colocará junto de seu Filho, Jesus. Ali não temos mais razão para permanecer com medo ou aflitos.
Consoladora dos aflitos rogue por nós!
Frei Edmilson Borges de Carvalho O Carm