“Mergulhando no Oceano da Misericórdia Divina V” – Jo 3, 16-21
Irmão(a)s nesta noite queremos apresentar a Jesus Misericordioso os cristãos separados da Igreja afim de que iluminados pela graça, voltem à unidade e encontrem no coração misericordioso de Jesus, a grande prova do amor que Deus tem para com a humanidade.
Como ouvimos Deus, em sua infinita misericórdia, ama a humanidade de tal modo que chegou a entregar seu filho único. Quem crê em Jesus e o aceita como revelação de Deus não é julgado, já tem a vida eterna. E quem não crê em Jesus já está julgado. Se auto excluiu. João diz que muitas pessoas não querem aceitar Jesus, porque a luz revela a maldade que nelas existe.
A imagem de Deus que transparece nestes versículos é de um pai cheio de ternura e não de um juiz severo. Deus mandou seu filho não para julgar e condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Isto demonstra que Jesus é a encarnação da misericórdia do Pai, que por seu amor, salva a humanidade.
Irmão(a)s Deus amou o mundo de tal modo que chegou a entregar seu próprio Filho. Será que esta verdade já chegou a penetrar no mais profundo do meu eu, da minha consciência? Aceito caminhar na luz ou prefiro as trevas?
Meus irmão(a)s como é grande a misericórdia de nosso Deus! Rezemos por todos aqueles que, se opõem a Jesus e a sua mensagem; preferem caminhar nas trevas, afim de que possam mergulhar sem reservas no infinito oceano da misericórdia. Esse mergulho haverá de ser profundamente libertador e os reconduzirá à unidade.
Frei Edmilson Borges de Carvalho O Carm