Maria: Coração Acolhedor da Palavra
O tema deste 6º dia da Novena de Nossa Senhora da Boa Viagem nos ajuda a contemplar Maria e o seu coração acolhedor da Palavra. Por duas vezes Lucas fala em seu evangelho que Maria acolhia e guardava em seu coração os acontecimentos, descobrindo e dando sentido à Palavra de Deus.
1. Quando Jesus nasceu: ela fica contente e surpresa como toda jovem mãe. Certamente contemplava aquela criança envolta em panos, cercado de animais, num lugar simples e ficava pensando o que seria daquele menino, como ela o educaria, de que maneira daria seu amor e dedicação a ele.
2. Em outro episódio Maria encontra seu filho já crescido junto com os sábios. Diz de sua aflição ao procurá-lo! E o filho amado diz: “por que me procuras? Não sabia que eu devo estar na casa de meu Pai?”. Maria reflete, medita e procura dar sentido a essas palavras.
Amados irmãos e irmãs nestes dois episódios podemos contemplar as atitudes de Maria, e notar que as mesmas são marcadas por um coração acolhedor da Palavra de Deus. Contemplada e meditada no dia a dia da vida.
Nossa sociedade não para nunca. Funciona 24 horas! Não reflete e nem percebe o sentido da vida. A nossa vida está cada vez mais é acelerada e repleta de ruídos. A TV, o rádio, os computadores, o controle remoto, o celular, nos trazem a agitação, barulhos que não permitem ouvir a voz interior.
Nós fazemos parte deste mundo. Um mundo que não tem memória e capacidade de refletir sobre os sentidos dos fatos. Maria nos ensina a acolher a Palavra de Deus que dá sentido às pessoas e fatos. Justamente porque não temos tempo para pensar e aceitar os fatos.
Imitar Maria, a Mãe da Boa Viagem, é ter um coração que cultiva a meditação, que sabe ser eterno aprendiz da experiência de Deus. Que a Mãe da Boa Viagem nos acompanhe nos caminhos da vida e no mar da história enquanto realizamos a incrível viagem que marca nossa peregrinação rumo ao Porto da Eternidade, sempre atentos ao “Deus que nos fala pelo caminho”.
Amém!
Frei Edmilson Borges de Carvalho O Carm