Domingo, dia 04 de setembro, uma emocionante liturgia foi celebrada no Bairro Costeira: o aniversário de 100 anos de Dona Rosa Ana. Uma emocionante missa foi celebrada juntamente com filhos, netos, bisnetos, tataranetos. Gente de diferentes estados do Brasil, marcou presença.
Uma de suas netas, leu a bela mensagem a seguir:
Historia de uma vida
30 de agosto de 1911, foi nesta data que nasceu em Paulo Lopes uma guerreira chamada Rosa Ana, lá no mesmo lugar se criou. Após os 5 anos de idade, já foi obrigada a trabalhar na roça juntamente com sua família de sol a sol e foi assim até sua adolescência onde conseguia descansar um pouco nos sábados e domingos, onde aproveitava para ir nas domingueiras, conversar com pessoas de sua idade, olhar os moços e namorar um pouco. Está moça foi um pouco namoradeira. Num belo dia, bateu seu olhar com Olicerio seu vizinho, mas se conheceram foi mesmo numa domingueira. Entre namoro e noivado foram pouco tempo, apenas 5 meses. Ela não perdia tempo. Casaram e tiveram 11 filhos, todos nascidos em casa, sem esta historia de maternidade de hoje em dia. As coisas naquela época não eram fácil… tinha que ter muita coragem e força. Não
teve uma vida confortável não, entre uma gestação e outra, estava sempre ao lado de sua família trabalhando, e na medida que os filhos iam crescendo, eles também se juntavam e todos iam para roça. Através de Maria nossa Mãe Santíssima, se moldava uma mulher dedicada, interessada em doar-se de tal modo à sua família, que já se escondia a mulher e aflorou-se a mãe extremamente dedicada e presente.
E foram se passando os anos, os filhos cresceram, foram casando, nascendo os netos e ela continuava sempre cuidando desta família como uma leoa, que não larga nunca suas crias. Uns filhos foram morar longe, procurar outras fronteiras, outros ficaram mais perto, mesmo assim, juntando-se com a saudades dos que moram longe, sempre carregando todos em seus pensamentos e orações.