Um convite ao Combate Espiritual!
08 de agosto a 03 de outubro, 19h30
Certo dia em uma carta a um dos seus irmãos espirituais, Santa Teresinha confessou que, quando criança, sonhava em combater nos campos de batalha de modo continuo. “Lutar cada dia para guardar o tesouro que temos dentro de nós”, dizia ela.
Este espírito “guerreiro”, da pequena e grande Santa das Rosas, certamente encontra eco no capítulo 14 da Regra de vida dos Carmelitas, que desde o século XIII, buscam nesta Regra, inspiração para sua caminhada de transformação humano-espiritual, entendida como um contínuo combate espiritual. O que diz este capítulo?
“Uma vez que a vida do homem na terra é um tempo de tentações e todos aqueles que querem levar uma vida em Cristo estão sujeitos à perseguição e, além disso, o vosso adversário, o diabo, anda a vossa volta como um leão que ruge, procurando a quem devorar, com toda a diligência procure revestir-vos com a armadura de Deus, para poder resistir às ciladas do inimigo”.
A segunda edição da Novena das Rosas de Santa Teresinha do Menino Jesus, será para você uma oportunidade singular no seu caminho espiritual, para que através do combate espiritual, possas subir “a montanha que é Cristo”, para N’Ele se transformar.
Ao preferir ser pequena, Teresinha cresceu tanto, que se tornou “a maior santa dos tempos modernos” no dizer do Papa São Pio X, a “estrela do pontificado” de Pio XI e finalmente declarada Doutora da Igreja, por João Paulo II.
A você que participará da Novena das Rosas, que uma chuva de graças caia de mansinho em sua vida. Que Deus te guarde na palma de suas mãos e o abençoe com a intercessão de Santa Teresinha do Menino Jesus.
Atenciosamente
Frei Edmilson Borges de Carvalho O Carm
Temas
1° Dia: 08.08 – Santa Teresinha: sonhando com o combate
Motivação: Certo dia, em uma carta a um dos seus irmãos espirituais, Santa Teresinha confessou que, quando criança sonhava combatendo nos campos de batalha. E ela confessou que, se tivesse existido nos tempos das cruzadas, certamente teria ido combater contra os hereges. Por aí se pode ver como Santa Teresinha tinha um espírito aguerrido e guerreiro. Iniciemos a poderosa novena das rosas de Santa Teresinha do Menino Jesus, cantando!
2° Dia: 15.08 – Santa Teresinha: um combate sem tréguas
Motivação: A palavra de ordem de Santa Teresinha é clara: combater sem tréguas, mesmo sem a esperança de ganhar a batalha. É preciso combater; dizia ela. Deus quer que não paremos na luta, acrescentou; que lutemos até a morte. é preciso lutar cada dia para guardar o tesouro que temos dentro de nós. Iniciemos a poderosa novena das rosas de Santa Teresinha do Menino Jesus, cantando!
3° Dia: 22.08 – Santa Teresinha: uma vida de lutas
Motivação: Se é preciso lutar sempre pelo Senhor, não há dúvida de que Teresinha lutou de verdade. Quando chegou a idade da luta, começou a batalha. Lutou para falar com seu pai sobre a sua vocação; lutou, depois, para vencer todos os obstáculos até sua entrada no Carmelo. Depois, no Carmelo, lutou pela conversão dos pecadores; lutou para salvar todos os seus irmãos; lutou para ajudar os apóstolos de Jesus. Iniciemos a poderosa novena das rosas de Santa Teresinha do Menino Jesus, cantando!
4° Dia: 29.08 – Santa Teresinha: a “conversão” da guerreira
Motivação: As lutas de Santa Teresinha se tornaram mais fortes e também cheias de vitórias, sobretudo a partir de sua conversão na famosa noite de natal de 1886. Foi desde então que se deu o milagre, pois a fraca e sensível Teresinha se tornou uma guerreira valente e vitoriosa, mesmo continuando uma criança cheia de delicadezas. Iniciemos a poderosa novena das rosas de Santa Teresinha do Menino Jesus, cantando!
5° Dia: 05.09 – Santa Teresinha: o combate com a Cruz
Motivação: É claro que Teresinha não pode sair do seu mosteiro, mas seu campo de batalha foi lá, dentro de seu Carmelo e sua espada foi o amor. Foi aí, com suas orações e sacrifícios que ela combateu como sempre desejou: combateu com o estandarte da Cruz. Iniciemos a poderosa novena das rosas de Santa Teresinha do Menino Jesus, cantando!
6° Dia: 12.09 – Santa Teresinha: o combate com a espada do Espírito
Motivação: É claro que Teresinha não pode sair do seu mosteiro, mas seu campo de batalha foi lá, dentro de seu Carmelo e sua espada foi o amor. Foi aí, com suas orações e sacrifícios que ela combateu como sempre desejou: combateu com a espada do Espírito.
7° Dia: 19.09 – Santa Teresinha: o combate com Maria
Motivação: É claro que Teresinha não pode sair do seu mosteiro, mas seu campo de batalha foi lá, dentro de seu Carmelo e sua espada foi o amor. Foi aí, com suas orações e sacrifícios que ela combateu como sempre desejou: combateu com a ajuda de Maria. Iniciemos a poderosa novena das rosas de Santa Teresinha do Menino Jesus, cantando!
8° Dia: 26.09 – Santa Teresinha: o “repouso” no Coração de Jesus
Motivação: A vida de Teresinha foi um contínuo combate e é isso que ela ensina a todos os seus discípulos, pois só no céu podemos repousar de nossas lutas sobre o doce e amabilíssimo Coração de Jesus.
“Até no seio da batalha, apressemo-nos a correr. Não temamos a metralhadora e por Deus saibamos morrer. É a eterna Pátria, que devemos povoar com eleitos. Minhas irmãs, durante toda nossa vida, combatamos com Jesus”. Iniciemos a poderosa novena das rosas de Santa Teresinha do Menino Jesus, cantando!
9° Dia: 30.09 – Santa Teresinha: o combate com a oração
Motivação: Santa Teresinha nunca teve medo de nenhuma luta ou combate, porque, dizia, quando não temos a força suficiente e adequada, Deus combate por nós. Ademais, nunca lutou sozinha, ela pediu, com a oração suplicante, a seu Deus que a armasse para as lutas. Iniciemos a poderosa novena das rosas de Santa Teresinha do Menino Jesus, cantando!