“Seja este Plano de Ação, e nossa Agenda 2016, um sinal concreto de caminhada em sintonia, em comunhão. Nossa Senhora da Boa Viagem, nossa querida Mãe e Padroeira, é a nossa Companheira no caminho de seu Filho Jesus. Com Ela sempre presente, e nossos Padroeiros e Padroeiras de nossas Comunidades, sob a luz do Espírito Santo, teremos uma caminhada, com certeza, muito feliz. Pois, somos Família, filhos e filhas de Deus na mesma Casa Comum (cf. Carta Encíclica – Laudato Si’. Papa Francisco).”
Apresentação
Frei João Bernardes Alves, O. Carm.
Pároco
Um ano de Graça: Ano Jubilar da Misericórdia e Ano Jubilar da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.
“Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, às pressas, a uma cidade da Judéia. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou com voz forte: ‘Você é bendita entre as mulheres e bendito é o fruto do seu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que lhe foi dito da parte do Senhor.’” (Lc 1, 39-45)
“Jesus voltou para a Galiléia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. Ele ensinava nas sinagogas, e todos o elogiavam. Jesus foi à cidade de Nazaré, onde se havia criado. Conforme seu costume, no sábado entrou na sinagoga, e levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus encontrou a passagem onde está escrito: ‘O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me consagrou com a unção, para anunciar a boa notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos, e para proclamar um ano de graça do Senhor’. Em seguida Jesus fechou o livro, o entregou na mão do ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos Nele. Então Jesus começou a dizer-lhes: ‘Hoje se cumpriu essa passagem da Escritura, que vocês acabam de ouvir.'” (Lc 4, 14-21)
Caros Irmãos e Irmãs em Cristo. Graça e Paz de Jesus, Filho de Deus Pai, a Luz do Espírito Santo e a ternura de Nossa Senhora da Boa Viagem estejam com todos Vocês.
Jubilosos, cheios de fé, Filhos e Filhas de Deus, membros da mesma Família, Igreja do Senhor, Igreja missionária do Reino, celebramos o Ano Santo do Senhor: Ano Jubilar da Misericórdia e Ano Jubilar da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, nossa Paróquia formada pelas oito Comunidades. E nesta caminhada, 50 anos de Evangelização do Reino, demos muitos e significativos passos rumo ao coração de Deus. A nossa Paróquia: Comunidades, Pastorais, Movimentos, Associações, Serviços, nossas Famílias, Povo de Deus, é feliz porque celebra, neste tempo de graça, o dom do Amor de Deus nosso Pai, a misericórdia. Ele nos ama e somos vocacionados, seus filhos e filhas, a viver a alegria do nosso Ano Jubilar, Jubileu de Ouro, sob a graça do perdão. Perdoemo-nos, portanto, uns aos outros sendo misericordiosos como o Pai (cf. Lc 6,36). Jesus é o rosto misericordioso do Pai (cf. Jo 9,14) e Nele encontramos a misericórdia. Continuemos com fervor missionário, neste ano de 2016, o anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, em prol da dignidade da vida. Continuar neste caminho de Cristo, junto de Nossa Mãe, é nossa missão: Povo de Deus, Comunidade de Comunidades (cf. Doc. 100. CNBB).
Seja este Plano de Ação, e nossa Agenda 2016, um sinal concreto de caminhada em sintonia, em comunhão. Nossa Senhora da Boa Viagem, nossa querida Mãe e Padroeira, é a nossa Companheira no caminho de seu Filho Jesus. Com Ela sempre presente, e nossos Padroeiros e Padroeiras de nossas Comunidades, sob a luz do Espírito Santo, teremos uma caminhada, com certeza, muito feliz. Pois, somos Família, filhos e filhas de Deus na mesma Casa Comum (cf. Carta Encíclica – Laudato Si’. Papa Francisco).
Seja para nós, caros Irmãos e Irmãs, este ano cheio de graças e bênçãos do Céu. Maria, nossa Mãe e Padroeira, Nossa Senhora da Boa Viagem, nos acompanhe.
Uma feliz missão para todos nós.