
A Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, no Sul da Ilha de Florianópolis, está promovendo uma série de encontros com o tema “Catequese e Inclusão”, com o objetivo de aprofundar o diálogo entre fé, educação e acolhimento nas comunidades.
O primeiro encontro foi realizado no dia 10 de março de 2026, reunindo agentes de pastoral, educadores e paroquianos interessados em refletir sobre os desafios atuais da evangelização. Já o segundo encontro está marcado para o dia 23 de abril de 2026, dando continuidade ao processo de formação e diálogo.
A proposta parte da reflexão de que a Igreja, ao compreender melhor o tempo presente e dialogar com outras áreas do conhecimento e saberes, pode evangelizar com ainda mais vigor, colocando em prática a essência do Evangelho, a Boa-Nova de Jesus.
A iniciativa convida a participação de diversos grupos da comunidade, entre eles:
Catequistas
Pais e familiares
Equipes de Liturgia
Pastoral da Criança
Pastoral de Coroinhas e Acólitos
Educadores e educadoras
Paroquianos em geral
Segundo o pároco Frei Alexandre Ferreira de Moraes, O. Carm., o objetivo é fortalecer a caminhada pastoral e ampliar a sensibilidade da comunidade para uma Igreja cada vez mais acolhedora e preparada para os desafios contemporâneos.
“Todos são muito bem-vindos e bem-vindas”, destaca o religioso ao reforçar o convite para a participação da comunidade.
A atividade integra a programação pastoral da paróquia, que neste período também celebra o Jubileu Paroquial — 60 anos com a Mãe da Boa Viagem, tempo especial de graça e renovação espiritual para os fiéis da região.
Local: Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem – Sul da Ilha, Florianópolis.