Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem

PASCOM

“É a pastoral do ser/estar em comunhão/ comunidade. É a pastoral da acolhida e da participação; a pastoral das inter-relações humanas, a pastoral da organização solidária e do planejamento democrático do uso de recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e manifestações das pessoas no interior da comunidade ou comunidade para o mundo que a rodeia”.

CRIAÇÃO DA PASCOM PAROQUIAL

Em 2018 com o desejo de implantar a Pascom Paroquial, Rui e Lenir, então coordenadores do CPP, iniciaram com fotografias e postando no facebook e site antigo da Paróquia. Em seguida surge o Paulinho integrando esse grupo de fotos. Em 2019 foi incluído na agenda paroquial o desejo de formar a Pascom. Em processo de urgência Frei Edimar e Frei João Nilson foram buscar nomes para esta formação inicial e chegaram nos nomes de Guilherme (Catequista) e Paulinho (MI).

Em 03/03/19, aconteceu a primeira reunião com a participação dos Freis João Nilson, Frei Edimar, Guilherme, Paulinho e Maninha, cada um contribuindo com seus dons.

Em 18/6/19, foi formada a primeira Coordenação, sendo eleito Guilherme como Coordenador e Maninha como secretária. Nessa reunião a Pascom já contava com novos membros: Senhor Apolinário, Milena e Lucas.

Na equipe da Pascom existe um cuidado em preservar o espaço de cada um. A Pascom Paroquial tem muito o que celebrar.

Em 2020 mais um novo desafio para a Pascom – a Pandemia. Como chegar a informação aos nossos paroquianos. Começam as transmissões. Outro desafio foi a consolidação. Uma realidade: Estar com: Comunicar para: PASCOM

1º) Cristo como Centro;

2º) Acolhida com novos membros (espaço para todos);

3º) Valorizar os dons de cada um.

DEFINIÇÃO DA PASCOM

“É a pastoral do ser/estar em comunhão/ comunidade. É a pastoral da acolhida e da participação; a pastoral das inter-relações humanas, a pastoral da organização solidária e do planejamento democrático do uso de recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e manifestações das pessoas no interior da comunidade ou comunidade para o mundo que a rodeia”.

Estudos CNBB, n. 244

Depoimento:

Integrar a equipe da Pascom Boa Viagem, é inspirador e ao mesmo tempo é aprendizado. É gratidão e desafio. A cada dia procuramos ser melhores, buscando superar todos os desafios que surgem na caminhada de Igreja/ Pascom. Juntos com as demais pastorais, movimentos, serviços e CPC’s seremos mais fortes.

Maninha e Paulinho

OS QUATRO EIXOS DA PASCOM

A FORMAÇÃO tem por objetivo a qualificação das lideranças e agentes de pastoral para que desenvolvam e executem projetos teoricamente embasados, tecnicamente atualizados e eticamente comprometidos. Um dos aspectos de formação são os cursos de comunicação na catequese, na liturgia e nas demais pastorais com ações concretas e integradas com os processos e meios de comunicação para o anúncio da Boa-Nova de Jesus Cristo e iniciativas que visam fortalece A ARTICULAÇÃO se propõem a animar e envolver os agentes culturais e pastorais para que conheçam e se comprometam a comunhão e o engajamento nas ações comunicativas.

No que diz respeito à PRODUÇÃO, é necessário destacar que esse eixo está

voltado para a elaboração de materiais, como subsídios de textos imperessos e

digitais, áudios e vídeos que deem sustentação ao trabalho cotidiano dos agentes da Pascom, cada vez mais desafiados perante as rápidas mudanças

culturais.

A ESPIRITUALIDADE constitui o alicerce de todos os eixos citados acima. Sem a prática e a vivência da espiritualidade, o comunicador esvaziase, fragiliza-se como sujeito e torna-se vulneráveis às dificuldades que se apresentam ao longo do caminho. É fundamental que se cultive a espiritualidade do comunicador.

CONHEÇA A PASCOM BOA VIAGEM 2024

Coordenador: Rodrigo Moura Ferro

Vice-Coordenador: Guilherme Longo Triches

Secretária: Maria Luiza da Silva

Eixo de Formação: Juliana Saturnino Barcella e Gilberto Barcella Filho

Eixo de Articulação: Guilherme Longo Triches

Eixo de Produção: Marcos Roberto Santiago Durão e Paulo César da Silva

Eixo de Espiritualidade: Frei Alexandre Ferreira de Moraes, O. Carm e Maria Luiza da Silva

Fale Conosco: 48 99996 0511

E-mail: [email protected]

E-mail: [email protected]